O mercado de energia brasileiro é dividido em dois ambientes: o ACR (Ambiente de Contratação Regulada) e o ACL (Ambiente de Contratação Livre).
O ACR é formado pelos consumidores cativos, que são aqueles que compram energia da distribuidora local. Esse consumidor possui dois contratos com a distribuidora, o CUSD (Contrato de Uso do Sistema de Distribuição) que permite ao consumidor o acesso ao sistema de distribuição, e o CCER (Contrato de Compra de Energia Regulada) que representa a compra de energia que será utilizada.
Já o ACL é formado pelos consumidores livres, que tem possibilidade de comprar energia diretamente de um gerador ou comercializador. Esse consumidor, assim como o cativo, possui dois contratos: o CUSD representando o acesso a distribuição local e o CCEAL (Contrato de Compra de Energia no Ambiente Livre) que representa a compra de energia que será utilizada.
No mercado de energia brasileiro, a diferença entre o ACR e o ACL está no contrato de compra de energia, em que, no ambiente livre, esse contrato não é firmado com a distribuidora, mas sim com um gerador ou comercializador, sendo um contrato bilateral, permitindo assim condições negociáveis como preço, prazo, volume, sazonalidade, flexibilidade, etc.
Quais as vantagens do Mercado Livre?
– Preços mais baixos;
– Grande diversidade de fornecedores;
– Possibilidade de negociação;
– Previsibilidade de custos;
– Alto retorno com baixo investimento;
– Preço único por posto horário;
– Possibilidade de desligamento de geradores próprios;
– Possibilidade de comercialização de excedentes;
– Melhora da relação com a distribuidora local;
– Marketing com fontes renováveis.
Quem pode participar do Mercado Livre?
Existem dois tipos de consumidores no mercado livre: o consumidor especial, que tem demanda contratada maior que 500 kW e menor que 2.500 kW e só pode comprar energia de fontes incentivadas (solar, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas), e o consumidor livre, que tem demanda contratada igual ou superior a 2.500 kW e pode comprar energia de qualquer fonte (grandes hidrelétricas, termelétricas, nucleares, etc.).
Se você quiser saber mais sobre o Mercado Livre de energia, entre em contato conosco!