Como acompanhar e prever os gastos com energia elétrica da sua empresa

Mercado livre 9 out 2020

Como acompanhar e prever os gastos com energia elétrica da sua empresa

Após conhecer quais são os maiores custos das empresas do setor industrial no nosso artigo anterior (se você ainda não viu, vale a pena conferir), vamos te ajudar a acompanhar e prever esses gastos, principalmente os custos com energia elétrica.

Para saber como gerir os custos da sua empresa é importante classificá-los e delegar tarefas aos responsáveis competentes. Geralmente os cinco principais custos de uma empresa são:

  1. Folha de Pagamento
  2. Insumos/Matéria-prima
  3. Energia elétrica
  4. Logística e Distribuição
  5. Impostos

Em geral, os custos da Folha de Pagamento são geridos pelo Departamento Pessoal; Insumos/Matéria-prima pelo setor de Compras; Logística e Distribuição possuem seu próprio setor; e, os Impostos, são controlados pela Contabilidade, Administrativo-Financeiro e/ou pela Controladoria.

O único custo que geralmente não é medido ou planejado é a energia elétrica, pois rotineiramente a conta de luz chega e o setor competente paga o valor indicado sem possuir know-how técnico para verificar alguma inconformidade.

Então, se você quer entender mais sobre esse assunto e conhecer uma alternativa para esse gerenciamento, continue lendo esse artigo.

Gerenciando os gastos com energia elétrica

Todos os maiores custos do seu negócio possuem gerentes ou responsáveis diretos que possuem a responsabilidade de acompanhá-los e geri-los, menos os gastos com a energia elétrica.

Para resolver esse problema a pergunta que precisa ser respondida é: sua empresa pode estar no Mercado Livre de Energia Elétrica?

  • Se a resposta for não:

O primeiro passo é ter certeza que a empresa está pagando o menor valor possível e, para isso, é importante contratar uma assessoria para analisar as contas de energia e emitir um parecer das melhores soluções para economizar energia no Mercado Regulado.

Com um histórico de 12 meses das faturas é possível identificar o consumo de energia reativa e como é o consumo na Hora Ponta (entre 17h e 21h da noite) e na Hora Fora Ponta. Dessa forma é possível comparar o quão eficiente pode ser o uso de geradores próprios ou alugados.

Além disso, é possível identificar a viabilidade de fontes renováveis, como a construção de usinas fotovoltaicas que atendam o consumo da(s) unidade(s).

O segundo passo é manter o estudo que foi realizado no passo um. Para isso, é importante que exista um histórico das suas contas de energia e os valores pagos mês a mês. Essa será uma forma de identificar se seu consumo saiu do padrão, se algo não está em conformidade e precisa de ajustes.

  • Se a resposta for sim:

Você deve contratar uma gestora que realize a representação da sua empresa no Mercado Livre de Energia Elétrica.

Nesse sentido, ter um gestor independente é de suma importância pois ele agirá como o Gerente de Energia da empresa. Assim como todos os gerentes, a responsabilidade desse consultor é garantir as informações sobre a área, minimizando os custos e ampliando os resultados.

Ele deve realizar a compra da energia elétrica constantemente, acompanhar o consumo da mesma e prever novos gastos ou possíveis receitas. Além disso, ele deve validar todos os registros de consumo e compra de energia registrados na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 

Vantagens de contratar um gestor independente

Ao migrar para o Mercado Livre e obter a assessoria necessária para gerir os gastos com energia, sua empresa terá benefícios como:

  • mitigação de riscos;
  • economia;
  • liberdade de escolha;
  • maximização de resultados;
  • otimização de processos;
  • previsibilidade de gastos com a conta de energia;
  • flexibilidade na compra;
  • sustentabilidade.

Então, esperamos que esse conteúdo te ajude a entender as melhores soluções para realizar a gestão do consumo de energia elétrica da sua empresa! Se você ainda tiver alguma dúvida sobre a sua realidade não hesite em entrar em contato conosco que lhe ajudaremos a descobrir.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos úteis para seu negócio? Continua nos acompanhando nos nossos canais.


Continue lendo

Saiba tudo sobre o
Mercado Livre de Energia
Assine nossa newsletter.