O que é energia térmica?

Energia 23 fev 2021

O que é energia térmica

A cada dia que passa, mais tecnologia é aplicada para a produção de energia elétrica. Afinal, o mercado e a sociedade têm demandado quantidades cada vez maiores de energia para suprir todas as necessidades. Para entender melhor sobre essa demanda, estima-se que até 2050, metade da produção de energia seja advinda de fontes renováveis de energia. Grandes marcas e organizações já possuem estratégias reais de adequação e conscientização para essa nova realidade. 

No Brasil, a energia térmica tem um papel fundamental, principalmente quando ocorre a redução da produção hidrelétrica em períodos de seca. De acordo com uma matéria do CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), janeiro e dezembro são picos térmicos devido justamente por conta desse fator.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que consiste a energia térmica, como ela trabalha, seus principais pontos de vantagem e as oportunidades que surgem com ela. Tem interesse em saber mais? Então continue essa leitura! 

 

O que é energia térmica?

 

Depois dessa breve introdução, chegou a hora de sermos um pouco mais específicos. Do que realmente se trata essa fonte de energia? 

De acordo com especialistas, a energia térmica consiste na energia formada pela soma de todas as temperaturas presentes em um corpo. Todo objeto que possui uma temperatura acima do zero absoluto tem energia térmica. 

Portanto, essa energia é gerada a partir do movimento, sendo a soma da energia cinética de todos os elementos, como íons, moléculas e átomos. Dessa forma, se gera calor, que pode ser transmitido por condução, radiação ou convecção.

De forma prática, a radiação pode acontecer pela luz do sol, sendo provida pelas usinas solares, por exemplo. Quando falamos de convecção, acontecem principalmente em usinas termelétricas, que trabalham a partir do calor produzido pela queima de combustíveis, como carvão, óleo ou gás.

Além disso, também pode ser gerada a partir da passagem de uma corrente elétrica por um fio, ou seja, pelo efeito Joule. 

 

Aplicação e tipos de energia térmica

 

Para quais finalidades a energia térmica é utilizada? Existem diversas finalidades. Em algumas vezes, essa energia pode ser convertida em energia mecânica e elétrica. Porém, também possui a finalidade de aquecer, fazer água sanitária, além de auxiliar na cozinha. 

Como exemplo de energia térmica transformada em mecânica, o portal Energia Nuclear coloca os seguintes pontos:

  • Energia nuclear. No processo de fissão nuclear dos átomos de urânio, uma grande quantidade de energia é liberada na forma de calor.
  • Energia química. Em uma reação química. Reações exotérmicas geram calor.
  • Energia elétrica. A passagem de elétrons através de uma resistência gera calor.
  • Energia geotérmica. É o uso de calor do interior da Terra.
  • Combustíveis fósseis. Na combustão de combustíveis fósseis. Motores de carro etc.

Um fato curioso é que o corpo humano também utiliza-se da energia térmica para fazer a digestão dos alimentos. Ele está diretamente ligado ao melhor funcionamento dos nossos processos vitais, do metabolismo e do nível de temperatura corporal.

 

Vantagens e Desvantagens 

 

A energia térmica é uma fonte totalmente em potencial, tendo em vista que pode ser gerada tanto por materiais que geram zero de resíduos, quanto pode ser feita por elementos poluentes. Tudo isso vai definir as vantagens e desvantagens, portanto acompanhe: 


Vantagens 

Dentre as vantagens da energia térmica está o fato de que existem diversas maneiras de extraí-la. Em comparação com a eólica, por exemplo, que depende unicamente das forças do vento, a energia térmica pode ser gerada a partir do calor feito pela queima, pela luz do sol, por fios de condução, etc.

Além disso, também é considerada uma energia de baixo custo e de retorno rápido. Por isso, vem sendo uma alternativa viável para a produção energética feita pelas principais fontes de energia do país, como a hidrelétrica.

A energia térmica também pode ser gerada a partir de fontes renováveis, como a luz do sol. Assim como também por fontes mais baratas, como o gás natural, que tem um grau de polução ainda menor que derivados do petróleo e carvão.

 


Desvantagens 

Em contrapartida, ao mesmo tempo que pode ser uma ótima forma de se gerar energia de forma limpa, pode ser extremamente poluente. Isso porque o calor pode ser gerado a partir de fontes não renováveis de energia, como a queima de combustíveis fósseis, gerando resíduos poluentes para o planeta. 

Essa queima pode aumentar o nível de gás carbônico do ar (CO2), aumentando o efeito estufa. Além disso, pode causar um maior desmatamento de florestas por conta da extração de madeira e prejudicar a fauna e flora da região. 

 

Produção de energia elétrica a partir da energia térmica

 

Uma das principais formas de se produzir energia elétrica a partir da energia térmica é se utilizando de geradores e usinas. Na imagem abaixo temos um exemplo de como esse processo funciona na prática, confira:
O que é energia térmica

Nesse caso, temos uma fonte de energia de calor primária, que começa a fazer o sistema funcionar a partir da sua energia térmica. Depois, essa energia liberada começa a esquentar a  água, que com o tempo passa da fase líquida para a gasosa, através do vapor de água.

Com esse processo acontecendo, a energia cinética das moléculas em movimento acabam movimentando consequentemente as turbinas. Esse movimento que transforma energia cinética em energia elétrica acontece por indução eletromagnética.

Curtiu saber um pouco mais sobre a energia térmica e suas aplicações? No blog da Ícone você encontra ainda mais conteúdos sobre fontes de energia, mercado livre de energia elétrica e aprende a economizar energia na sua empresa!

Aproveite e nos siga nas redes sociais para acompanhar nosso trabalho com frequência ou entre em contato no nosso site para podermos conversar melhor.

Até a próxima leitura!


Continue lendo

Saiba tudo sobre o
Mercado Livre de Energia
Assine nossa newsletter.